sábado, 22 de janeiro de 2011

Deuses vs Titãs

(Queda dos Titãs, Cornelis van Haarlem)
O acontecimento denominado "titanomaquia", foi na mitologia grega  a guerra entre os Titãs, liderados por Cronos, e os Deuses Olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo.
Tudo começa quando Urano deseja casar-se com Gaia, a Terra. Com isso nascem 12 filhos, 6 mulheres e 6 homens, eram os Titãs. Urano temia que algum de seus filhos tentasse roubar seu trono, então cada vez que seus filhos nasciam, Urano os colocava novamente no útero de Gaia. Ela chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de Cronos e os escondeu, para que, quando Urano viesse não percebesse sua presença. Ao descer,para se unir mais uma vez com a esposa, Urano foi surpreendido por Cronos, que atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Urano derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Erínias as Melíades e Afrodite. Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos
Cronos casa-se com sua irmã Titã Réia. Antes de morrer, Urano profetizou que assim como ele, Cronos também seria derrotado por um de seus filhos. Com isso, Cronos exige que seus filhos sejam entregues um a um para que ele os devore. A mãe entrega todos menos o último, Zeus. Réia então, em vez de entregar seu filho mais novo para Cronos devorar entregou-lhe uma pedra, e escondeu seu filho em uma caverna.
Como eram imortais, os irmãos de Zeus(entre eles Hades e Poseidon) não morreram ao serem engolidos por Cronos, mas ficaram aprisionados no estômago do pai.
Já adulto, Zeus entra escondido no templo de seu pai e coloca em sua bebida uma porção que faz com que Cronos vomite seus irmãos. Agora com seus irmão do seu lado, Zeus declara guerra ao pai e aos demais Titãs. 
Mesmo com a ajuda de seus irmãos Zeus sabia que não poderia vencer todos os titãs, então ele desse até o Tártaro e liberta os ciclopes e os hecatônquiros para que eles o ajudassem a ganhar do Titãs. Agradecidos, os ciclopes dão a Zeus sua mais poderosa arma, seus raios.
Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo.
Após sua vitória sobre Cronos, Zeus aprisionou seu pai e todos os Titãs em Tartaro. 5 partes

2 comentários: